Tabela de Conteúdos
Boas Práticas
Nesta página são apresentadas algumas sugestões para evitar falsos positivos e alguns problemas com vírus ou trojans enviados por email.
O primeiro impulso na receção de uma mensagem é abri-la, sem analisar se o emissor é conhecido ou se o assunto da mensagem faz sentido. Muitas vezes respondemos ainda a mensagens confiando cegamente no conteúdo da mesma, e essas mensagens podem ser falsas.
Analisar
Deve analisar sempre a mensagem antes de a abrir e responder. Verifique o assunto e o emissor da mensagem. Caso esta contenha erros ortográficos ou a sua estrutura seja incoerente, deve considerar a mensagem como falsa e eliminada.
Reportar
Em caso de abuso massivo de mensagens, deve reportar o incidentes aos administradores do serviço de email.
Pedir recibos de entrega e de leitura
Mensagens de carácter crítico devem ser sempre acompanhadas por um recibo de entrega e um recibo de leitura. Desta forma é possível pelo menos saber se a mensagem chegou ou não ao servidor destino, que é devolvido por uma mensagem quando o recibo de entrega foi solicitado. O recibo de leitura apenas é emitido, quando e se o destinatário assim o quiser.
Desativar o painel de leitura
Mantenha o painel de leitura desativado. Existem mensagens que executam o código malicioso apenas pela pré-visualização das mesmas.
Outras
Ao receber mensagens enviadas para uma mailing list, responda apenas para o emissor da mensagem.
Para mensagens importantes, solicitar recibos de entrega e de leitura. Desta forma garante que tem conhecimento se a mensagem chega à caixa de correio do destinatário.
Em sites da Internet, evite utilizar o seu endereço pessoal, crie uma conta especifica para esse efeito em algum fornecedor de email gratuito.
Utilize o email pessoal e da instituição para fins profissionais.
Ao enviar mensagens para um grande número de utilizadores, mantenha o anonimato dos mesmos usando para tal o Blind Carbon Copy (bcc)
Tamanhos reduzidos
Utilize mensagens pequenas, nunca acima dos 8MB. Comprima os ficheiros a enviar por email. Se pretende enviar mensagens com tamanhos superiores, poderá utilizar outros serviços, como o FTP.
Poderá solicitar o recurso a outros serviços ao Centro de Informática [endereço de email: ci @ ipg.pt].
Evitar caracteres especiais em excesso
Muitos falsos positivos têm a sua origem em palavras ou caracteres especiais introduzidos na mensagem. Exemplos de mensagens que podem ficar retidas em serviços de antipsam são:
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Recomendações básicas
- Ignorar mensagens com pedidos de passwords ou dados pessoais.
- Não confiar cegamente no conteúdo, nem no nome do emissor de um email.
- Não clicar em links prontos que cheguem em mensagens de email.
- Não abrir excepções.
- Não aceitar documentos ou ficheiros de desconhecidos.
- Não guardar passwords ou dados sensíveis em ficheiros armazenados no computador.
- Não utilizar passwords triviais ou de fácil dedução.
- Não fornecer informações sensíveis sobre os sistemas a desconhecidos.
- Instalar os patches mais actuais dos sistemas operativos.
- Manter o navegador de Internet actualizado.
- Instalar antivírus, antispyware e firewall.
- Realizar cópias de segurança periodicamente.