Plataforma de E-Learning (MOODLE)

O conceito do Moodle (Modular Object‐Oriented Dynamic Learning Environment) foi criado em 2001 por Martin Dougiamas, o conceito tem como objetivo principal a criação de comunidades on‐line, de forma a desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

O Moodle facilita a comunicação entre os intervenientes da comunidade escolar através da comunicação síncrona, ou seja, em tempo-real, com a disponibilização do chat e de salas de discussão relacionadas com disciplinas, temas, etc. Permite, igualmente, uma comunicação assíncrona, através da utilização do e-mail e dos “fórum de discussão”. Compreende também a facilidade de gestão de conteúdos através da publicação, por parte dos docentes, de qualquer tipo de ficheiro, conteúdos esses que ficam disponíveis para serem consultados pelos alunos. O Moodle possui igualmente ferramentas que permitem a criação de processos de avaliação dos alunos.

Baseado numa filosofia construtivista, o desenvolvimento do Moodle é sustentado pela premissa de que as pessoas constroem o conhecimento mais ativamente quando interagem com o ambiente. O aluno passa de uma atitude passiva de recetor de conhecimento para uma atitude ativa na construção conjunta de saberes. O ambiente Moodle procura ainda criar uma espaço de “aula virtual”, onde os vários intervenientes podem partilhar diversos materiais e objetos de/para estudo num ambiente comunitário.

O professor tem um papel essencial como produtor de conteúdos, monitor e moderador das atividades, de forma a conduzir os alunos para as metas de aprendizagem definidas.

O Moodle é, portanto, uma plataforma web que permite a gestão e distribuição de conteúdos on-line e objetivo primordial é que cada docente possa disponibilizar os conteúdos referentes às suas disciplinas (UNIDADES CURRICULARES). A opção de disponibilizar os conteúdos da unidade curricular on-line, por si só, já é um fator relevante, desta forma, o docente não necessita de criar uma página pessoal (web-page), com as dificuldades técnicas inerentes, se o objetivo for somente a distribuição de conteúdos. O Moodle oferece uma forma muito simples de o fazer!

A plataforma Moodle é simples de utilizar e possui um ambiente muito amigável. De qualquer forma, vão ser feitas várias ações de formação para os docentes, no sentido de os ajudar a utilizar convenientemente os recursos disponíveis, bem como, gerir os conteúdos on-line e facilitar a comunicação com os alunos.

http://moodle.ipg.pt

O acesso à plataforma é através do nome do utilizador: n.º de aluno (xxxxxxx) e Palavra-chave: número do Bilhete de Identidade para alunos com matriculas anterior a 2014/2015, no caso do alunos ter ingressado no IPG a partir do ano letivo 2014/2015 a palavra passe é a fornecida pelos serviços académicos. Ainda assim, os alunos que não consigam aceder à plataforma e/ou tenham dúvidas com o seu funcionamento devem contactar os serviços do Centro de Informática(ci@ipg.pt).

sr/elearning.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2021/02/26 12:03 por jvalbom
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