Correio Electrónico
O correio eletrónico é atualmente o meio de comunicação por excelência na grande maioria das instituições.
O IPG disponibiliza contas de correio eletrónico a todos os seus utilizadores.
O acesso ao correio eletrónico através de un navegador de Internet é feito através dos endereços https://webmail.ipg.pt e http://webmail.sal.ipg.pt, para docentes|funcionários e alunos, respetivamente.
Conta de e-mail
Com a efetivação da matrícula|inscrição, é automaticamente criada uma conta de email institucional para cada aluno (disponível no dia útil seguinte a ter efetivado a inscrição).
Os docentes|funcionários deverão solicitar a criação da conta, junto do Centro de Informática. Após a criação da conta receberá as credenciais para acesso à caixa de correio.
Os alunos devem utilizar as suas credenciais :
» Login: <username>@sal.ipg.pt em que <username> corresponde ao nº de aluno. Por exemplo, ao aluno nº 1009995 será atribuída uma conta de email com o endereço 1009995@sal.ipg.pt
» Password: BI|cartão cidadão
Acessos
Para além do acesso ao email, as credenciais acima indicadas serão utilizadas nos seguintes serviços:
» Acesso à Rede Wireless
» Acesso aos computadores das salas de aula/sala de alunos
Observações
Recomenda-se que todos os utilizadores configurem uma conta de IMAP ou RPC/HTTPS (preferencialmente) ou POP para gestão o correio eletrónico. A vantagem de possuír uma conta em relação ao acesso por webmail relaciona-se directamente com o facto de poder guardar as mensagens recebidas e evitar que a caixa de correio atinja o seu limite impedindo o envio e a receção de novas mensagens.
No caso de optar por utilizar apenas o acesso por webmail e ter atingido a o limite máximo da conta, terá que eliminar alguns itens definitivamente em qualquer pasta disponível no webmail.