Esta é uma versão antiga do documento!

SIGARRA - Sistema Integrado de Gestão Académica

SIGARRA para Docentes

FAQ's - Questões Frequentes


FAQ | Como acedo ao meu perfil
Para aceder à área pessoal deverão carregar no icon (Lateral esquerda)



FAQ | Inserir Sumário e presenças
Segue um vídeo ilustrativo: https://www.screencast.com/t/UpaSgW7Dm


FAQ | Cuidados a ter na introdução do Sumário
Frequentemente há o hábito de copiar o texto do sumário de outro documento podendo ser word, excel ou outros, no entanto o simples facto de copiar e colar no campo de texto do Sigarra, leva uma série de formatações que muitas vezes não são visíveis mas que poderá criar problemas no Sigarra. Para tal é aconselhável que nestes casos quando há copia de conteúdos de outros ficheiros se limpe o texto colado com opção “Remove Formatting” (Imagem seguinte) e desta forma o texto é limpo de formatações externas.



FAQ | Já inseri o sumário, mas este não fica com a cor verde. O que se passa?
Após a edição do sumário basta clicar em submeter. Neste ponto, dependendo da configuração da escola, o docente da aula pode ser redirecionado para uma interface onde deve ser realizado o registo da assiduidade dos estudantes.



Para permitir uma organização e controlo dos sumários, é exibida uma legenda para que a interpretação do fluxo dos sumários seja esclarecedora.
A legenda contém os seguintes campos:
● Aula sumariada ( aula com sumário inserido corretamente)
● Aula prevista ( aula prevista mas ainda não decorrida)
● Aula não sumariada em atraso ( aula decorrida e cujo sumário não foi inserido dentro do prazo limite estipulado pela instituição)
● Aula não sumariada ( aula decorrida mas não sumariada)


FAQ | Como verifico que sumários estão com o preenchimento em atraso?
1 - Se for o docente da disciplina, através da opção lateral Sumários (disponível na ficha da disciplina) caso um sumário esteja em atraso, estará realçado com a cor “roxa”, cor correspondente à legenda “Aula não Sumariada em Atraso”.
2 - Se for um diretor de curso, devo aceder à página do curso e através da opção lateral Sumários em Falta, é possível identificar qual a disciplina com sumário em atraso, qual o docente responsável pela mesma, sendo possível enviar um aviso referente à ausência de sumário;

FAQ | Aula Extra
Nos sumários da minha disciplina devo criar uma Aula Extra.
Para criar uma Aula Extra devo selecionar a opção Aula Extra que se encontra disponível nas opções laterais da página do calendário das minhas aulas.
De seguida, indico qual o Tipo de aula. Este Tipo apresenta-me alguns valores para selecionar. Estes valores são apresentados, tendo em conta os tipos de aula que tenho criados no meu horário. Ou seja, se no meu horário, para esta disciplina, eu apenas tenho aulas Teórico-Práticas, então apenas conseguirei criar aulas extra do tipo teórico-prática.

Depois de selecionado o tipo de aula, apenas necessito de definir o dia em que a aula irá ocorrer.
Com estas definições já tenho a marcação de aula extra realizada.

Segue um vídeo ilustrativo: https://www.screencast.com/t/ASisT5zUO2

FAQ | Sou docente, como posso inserir o planeamento de aulas para um semestre letivo?
Para inserir o planeamento das minhas aulas para um semestre letivo devo aceder a:
Ficha Curricular > Sumários > Opção lateral Planeamento
Em seguida, são disponibilizadas as aulas previstas para o semestre e, clicando na(s) aula(s) pretendida(s) posso editar e “memorizar” os respetivos sumários.

Segue um vídeo ilustrativo: https://www.screencast.com/t/eQZI9Fanalr

FAQ | Como disponibilizo o material das aulas aos meus alunos?
Para disponibilizar material das aulas aos meus alunos, posso fazê-lo de duas maneiras: 1) na ficha de unidade curricular da minha disciplina, na opção lateral Conteúdos, posso adicionar documentação referente às minhas aulas.
2) ao editar o sumário de uma aula, no campo Documento, através da opção Escolher Ficheiro, é possível inserir o material que pretendo, colocando um visto na checkbox Vísivel em Conteúdos para que seja partilhado na opção lateral Conteúdos.




Ajuda:
» Processo de Ativação das Credenciais do Sigarra
» Consulta Perfil Docente
» Consulta Distribuição Serviço Docente
» FAQ's - Questões Frequentes
» Documentação de Suporte




Qualquer dúvida acerca do funcionamento do SIGARRA ou problema de autenticação no sistema, deve ser reportado para o Centro de Informática através do endereço de email: ci@ipg.pt

sr/sigarra_docentes_faq.1508240581.txt.gz · Esta página foi modificada pela última vez em: 2017/10/17 11:43 por jvalbom
Recent changes RSS feed Driven by DokuWiki html2fpdf enhanced